1.12.11

A farsa do sábado

 Quando discutem o sábado, os adventistas, diante das provas históricas a favor do domingo, pedem "respaldo bíblico". Ora, "respaldo bíblico" é apenas uma forma de enrolar o debate. Mas vejamos, então, o que nos diz o Novo Testamento sobre o domingo.

Atos 20:7 nos mostra claramente os discípulos se reunindo no “Dia do Senhor”:

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.”

Onde foi isso? No Cenáculo em Trôade. Em qual dia? No domingo.

1 – Essa é uma reunião cristã, realizada no Cenáculo [não era uma Sinagoga] onde era celebrada a eucarístia e a pregação.

2 – A reunião é realizada após o horário do Shabbat, ou seja, após o cair da noite e Paulo fica com eles nesta reunião até o início da madrugada.

3 – Tal reunião de cristãos não é apenas atestada neste versículo, mas também em 1 Cor 16:2, onde temos:

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de lado o que conseguir poupar; deste modo, não se esperará a minha chegada para se fazerem as coletas.”

O indicativo é bem claro. Os cristãos tinham o domingo como dia de reunião e Paulo os instiga para que nessas reuniões fossem feitas as coletas.

 Paulo repete à comunidade de Corinto a fórmula de instrução já dada à igreja da Galácia [versículo 1]:

1 Cor 16:1-2 – “ Quanto à coleta em favor dos santos, segui vós as normas que estabeleci para as igrejas da Galácia. (No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de lado o que conseguir poupar; deste modo, não se esperará a minha chegada para se fazerem as coletas.)

Adiante:

Apocalipse 1:10 nos mostra perfeitamente o testemunho cristão sobre o DOMINGO, o "dia do Senhor", dia no qual Jesus ressuscitou dos mortos e inaugurou com isso uma vida nova aos cristãos.

No dia do Senhor fui movido pelo Espírito...”

Tal menção em pleno fim do século I d.C. por João de Patmos já nos mostra claramente não somente a insitucionalidade dos encontros mas a consagração denominativa de um dia reservado à homenagem à Jesus como senhor da vida.

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